Fotojornalismo

Arena MRV, Belo Horizonte, MG

SÍNDROME DE RETT - RAROS COM DOENÇAS RARAS

A emoção foi geral para a massa atleticana, que venceu o clássico, em casa. Um dos pontos altos da partida, não foi em campo e sim nas arquibancadas, quando uma imagem falou mais que palavras e tive que correr para registrar.


A inclusão tem possibilitado a muitos a participarem dos jogos de futebol pelos diversos campeonatos que acontecem. Uma das cenas mais incríveis na partida foi a do Leon Jr. com o Gabriel Gomez, que juntos transmitiram toda emoção em participarem de um jogo em que seu time venceu o rival, e com uma larga vantagem. A emoção que o jovem sentia foi passada para todos que presenciaram a cena.


Gabriel Gomez, que é portador de uma síndrome muito rara chamada Síndrome de Rett, e essa síndrome ocorre de forma mais rara ainda em indivíduos do sexo masculino. No Brasil, contando com o Gabriel, existem nove pessoas que são portadoras dessa Síndrome. A expectativa de vida de quem possui essa síndrome, é de falecer antes dos quinze anos, e o Gabriel, completou os seus vinte anos no ano passado e ainda irá muito longe! Atualmente, ele estuda no colégio Viva Down (@vivadown), e segue vivendo e desenvolvendo com muita emoção!


Independente para qual time uma pessoa torce, é difícil não se conter em ver cenas do tipo, onde o amor, a paixão pelo futebol e pelo time, transbordam. Futebol vai além de uma partida de futebol. Envolve um sentimento muito maior. Permitir essa oportunidade através da inclusão tem sido um diferencial nos campos.


Hoje, já existem espaços destinados ao grupo de autistas e portadores de doenças raras, para que se sintam bem assistindo ao time de coração. São espaços destinados a eles e suas famílias assistirem com tranquilidade. Outro ponto, é que também existem torcidas organizadas para autistas e portadoras de outras doenças raras. Vários estádios criaram salas sensoriais para autistas, como um refúgio, caso ele tenha uma aversão momentânea. Com isso, percebemos que uma vasta oportunidade tem surgido para a inclusão.


O que podemos dizer de imagens como essa é que:

A paixão não discrimina ninguém, porque iremos discriminar?

Não é só futebol!


Lance durante partida realizada no dia 20/04/2024, entre @atletico x @cruzeiro, válida pela LIBERTADORES 2024, disputada na ARENA MRV, na cidade de BELO HORIZONTE, MG.


Realização: @brasileirao / @cbf_futebol


"Não use imagem sem autorização". Protegidas pela lei 9.610/98. Proibido qualquer tipo de reprodução, e alteração sem a devida autorização.


Texto: @luh_marian0 / @luhfotografia2021

📷: @lucianobrewfotografia / @werbbrow / @agenciaenquadrar


Link com as fotos do jogo:
https://www.fotto.com.br/atletico-mg-x-cruzeiro-mg-brasileirao-2024/e/2761/

Tags

rett sídrome de rett doenças raras raras doenças síndrome fotojornalismo futebol futebol e a inclusão raros são especiais arfocmg atlético cruzeiro Atlético x Cruzeiro Arena MRV lucianobrewfotografia werbbrow brasileirão Brasileirão2024