O Betim Futebol disputará em 2025 o Módulo I do Campeonato Mineiro de Futebol. Sua classificação se deu após empatar com o URT, por 2X2, em um jogo disputado, em casa, na Arena Vera Cruz.
Fundado em 2019, o time da cidade de Betim, Minas Gerais, estreou na Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, no mesmo ano de sua fundação, onde conquistou o segundo lugar e garantiu acesso para o Módulo II do ano seguinte. Em 2020 chegou a ficar em terceiro lugar, batendo na trave para o acesso ao Módulo I, sendo que apenas os dois primeiros lugares se classificam. Nos anos seguintes o time de Betim tentou novamente o acesso, ficando em quinto lugar, no ano de 2021 e novamente em terceiro, no ano de 2022 e no ano de 2023. Somente agora, em 2024, após precisar apenas de um empate, que o time subiu e em 2025, fará parte da Elite do Futebol Mineiro.
A jornada do Betim Futebol começou através da Associação Mineira de Desenvolvimento Humano (AMDH), que já realizava um trabalho nas divisões de base e que logo mudou seu nome para Betim Futebol. Esse trabalho desenvolvido pela AMDH sempre acreditou que um mundo melhor se constrói através das pessoas e do esporte, com respeito e compromisso social.
O Betim Futebol tem se consolidado na cidade devido ao seu crescimento. A paixão pelo futebol já faz parte da vida do brasileiro e uma cidade que tem um time representando o esporte, faz aumentar ainda mais esse amor. Acolhido pelo povo betinense, o time, que agora disputará a Série A do Campeonato Mineiro, tem criado oportunidades para a comunidade e revelado atletas para que possam brilhar, não somente no time da cidade, mas em outros grandes clubes do Brasil e da Europa.
TREINADOR
Alguns nomes já passaram pelo clube, mas atualmente, o Betim Futebol tem como treinador, Alex Nascif, que assumiu o time desde maio de 2024. Nascif possui passagens por clubes como Athletico Paranaense, Botafogo-PB, Cuiabá e Vitória. Já no futebol mineiro, também passou pelos times do América-MG, Ipatinga, Nacional e Tombense. O treinador já foi Campeão Brasileiro da Série D com o Tupi, onde também já conquistou o Troféu Interior, pelo time alvinegro e conquistou ainda o Campeonato Potiguar pelo América de Natal.
Alex Nascif também é autor, juntamente com Marcelo Matta, do livro “Futebol – Conhecer e Proceder (Uma proposta curricular de formação futebolística)”.
TORCIDA E MASCOTE
Além do apoio da população, o Betim Futebol foi muito bem acolhido com carinho na cidade, que é um polo importante de desenvolvimento no Brasil. Desde seu nascimento como Betim Futebol o time também tem torcedores apaixonados que não deixam de comparecer em campo, mesmo que o jogo não seja na cidade. Há torcedores espalhados por toda a cidade, inclusive em outros estados e países. Há inclusive, torcida organizada, que tem feito um grande movimento nos jogos. A torcida organizada oficial é a Gladiadores que tem feito um grande papel de apoio ao time. Eles possuem camisas oficiais, bandeiras e fazem um movimento muito grande chamando a torcida para campo.
Além de uma torcida que ama o seu time, o Betim Futebol também tem um mascote, que é o Guerreiro de Betim. Ele está presente no escudo e é simbolizado pela torcida, comissão técnica, diretoria e atletas, representando o espírito de luta e a força do Betim Futebol.
CASA
O Betim Futebol atualmente tem a Arena Vera Cruz como sua casa. Um espaço que foi conquistado com muito orgulho! Para saber mais sobre o time da cidade, contatos podem ser feitos através do e-mail: contato@betimfutebol.com.br, do telefone (31) 99704-5004 ou presencialmente, na Rua José Basílio, 02, Bairro Açude, em Betim/MG.
Foto: Luciano Brew / @lucianobrewfotografia / @werbbrow
Texto: Luciene Mariano / @luh_marian0 / @luhfotografia2021